terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Caramujo-gigante-africano: transmissor de doenças



  • Nome Científico: Achatina fulica
  • Nomes Populares: Acatina, Caracol-africano, Caracol-gigante, Caracol-gigante-africano, Caramujo-africano, Caramujo-gigante, Caramujo-gigante-africano, Falso-escargot, Rainha-da-áfrica
  • Ordem: Stylommatophora
  • Classe: Gastropoda
  • Filo: Mollusca
  • Reino: Animalia
  • Partes Afetadas: Caule, Flores, Folhas, Frutos
  • Sintomas: Partes das plantas roídas, rastros de secreção sobre as plantas e vasos
  •  ·          
·         O caramujo-gigante-africano, Achatina fulica, é um molusco oriundo da África. Ele também é chamado de acatina, caracol-africano, caracol-gigante, caracol-gigante-africano, caramujo-gigante, caramujo-gigante-africano ou rainha-da-África.
·         Esse animal pode pesar 200 gramas, e medir cerca de 10 centímetros de comprimento e 20 de altura. Sua concha é escura, com manchas claras, alongada e cônica. Além disso, sua borda é cortante. Foi introduzido ilegalmente em nosso país na década de 80, no Paraná, com o intuito de substituir o escargot, uma vez que sua massa é maior que a destes animais. Levado para outras regiões do Brasil, tal espécie acabou não sendo bem-aceita entre os consumidores, e também proibida pelo IBAMA, fazendo com que muitos donos de criadouros, displicentemente, liberassem seus representantes na natureza, sem tomar as devidas providências.
·         Sem predadores naturais, tal fator, aliado à resistência e excelente capacidade de procriação desse animal, permitiram com que esse caramujo se adaptasse bem a diversos ambientes, sendo hoje encontrado em 23 estados. Só para se ter uma ideia, em um único ano, o mesmo indivíduo é capaz de dar origem a aproximadamente 300 crias.
·         Além de destruírem plantas nativas e cultivadas, alimentando-se vorazmente de qualquer tipo de vegetação, e competir com espécies nativas – inclusive alimentando-se de outros caramujos; tais animais são hospedeiros de duas espécies de vermes capazes de provocar doenças sérias. Felizmente, não foram registrados casos em que essa doença, em nosso país, tenha sido transmitida pelo caramujo-gigante.
·         São elas:
·         - Angiostrongylus costaricensis: responsável pela angiostrongilose abdominal, doença que provoca perfuração intestinal, de sintomas semelhantes aos da apendicite;
·         - Angiostrongylus cantonensis: responsável pela angiostrongilíase meningoencefálica, de sintomas variáveis, mas muitas vezes fatal.
·         Tanto uma quanto outra ocorrem pela ingestão do parasita, seja pelo manuseio dos caramujos, ou ingestão destes animais sem prévio cozimento, ou de alimentos contaminados por seu muco, como hortaliças e verduras. Assim, é importante o uso de luvas ou sacolas de plástico ao manipular os caramujos, cozer antes se comer a sua carne, e desinfeccionar itens alimentares, lavando-os e deixando-os de molho de quinze minutos a meia hora, em aproximadamente uma colher de água sanitária para um litro de água.
·         Quanto ao controle desse molusco, indica-se a catação manual dos indivíduos e de seus ovos, colocando-os em dois sacos plásticos, com a posterior quebra de suas conchas antes de eliminá-los. Isso porque tais estruturas podem acumular água, sendo um criadouro em potencial para os ovos do Aedes aegypti. Depois, recomenda-se a aplicação de cal virgem sobre os caramujos quebrados, e o posterior enterramento, em local longe de lençóis freáticos, cisternas ou poços artesianos.
·         Observação:
·         Existem linhas de pesquisa que se focam em mostrar o outro lado da questão, afirmando que medidas visando à eliminação do caramujo são muito extremas, já que o risco dessa espécie transmitir doenças é muito pequeno, se comparado a outros animais que temos o hábito de ingerir; e pelo fato de que tal animal tem potencial para o desenvolvimento de produtos cosméticos e fármacos, como aqueles que combatem a leishmaniose. Além disso, alguns pesquisadores afirmam que o controle de suas populações poderia ser mais eficaz se fossem adotadas medidas sérias visando à utilização desses animais para a alimentação, já que são saborosos, se bem preparados, e são bastante proteicos.
·          
·         O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Mariana Araguaia
·         Bióloga, especialista em Educação Ambiental
·         Equipe Brasil Escola
·         Fonte: http://www.brasilescola.com/doencas/caramujo-transmissor-doencas.htm

Confira abaixo o calendário de pagamento deste ano dos servidores da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia-RO (Seduc/RO) 2014.



Confira abaixo o calendário de pagamento deste ano dos servidores da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia-RO (Seduc/RO).

MÊS
DIA DE PAGAMENTO
Janeiro
23/1 – Quinta-feira
Fevereiro
25/2 – Terça-feira
Março
25/3 – Terça-feira
Abril
25/4 – Sexta-feira
Maio
23/5 – Sexta-feira
Junho
25/6 – Quarta-feira
Julho
25/7 – Sexta-feira
Agosto
26/8 – Terça-feira
Setembro
25/9 – Quinta-feira
Outubro
24/10 – Sexta-feira
Novembro
25/11 – Terça-feira
13º salário
16/12 – Terça-feira
Dezembro
23/12 – Terça-feira

Fonte: Departamento Administrativo-Financeiro (DAF)
http://www.seduc.ro.gov.br/portal/index.php/noticias-all/1197-seduc-divulga-calendario-de-pagamento.html

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Papel do Vereador



Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo. Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga. No Brasil, apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade. Lamentavelmente, as contradições começam a nível nacional e estadual, quando temos parlamentares, em sua maioria, subserviente e fiéis aos interesses políticos e econômicos do Executivo. Em especial nas Câmaras Municipais, é vergonhoso. Prefeitos detêm a maioria dos vereadores os quais mantêm com um “empreguinho” para a esposa, um benefício aqui, outro ali... e assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas mais um encabrestado, boneco de marionete. Cabe à população esclarecida, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação. É muito comum ouvir: “vereador não serve para nada”. Cabe ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público. E aqui fica a pergunta: será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo? Não. E é isso que acontece na maioria das cidades brasileiras. Isso precisa ser mudado.Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios ou rancores. É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as reuniões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os “representantes do povo”. Também é válido lembrar que pela estrutura social brasileira, ao vereador é sempre cobrada a função de assistente social. Isso vem de longe. São os costumes “coronelísticos” que persistem, como herança política da República Velha. Infelizmente, devido à realidade de pobreza da maioria dos nossos municípios, ainda se pensa assim, o que torna desfigurada a ação política. Essa mentalidade tanto compromete o eleitor, vítima maior, por falta de educação política, quanto ao vereador, que não dispondo de condições materiais para solucionar os problemas do seu eleitorado, obriga-se ao cabresto do Prefeito. Mas, tanto no caso do eleitor como do vereador, predomina-se a escassez de educação política. Precisamos de vereadores atuantes, dispostos a romperem com os costumes persistentes de subserviência e vício. O vereador deve agir sem apego a benefícios pecuniários. Ele deve usar, com disposição, a prerrogativa de denunciar possíveis fraudes envolvendo dinheiro público, sobretudo pela tendência descentralizadora existente, pois recursos estão indo direto para as mãos dos Prefeitos, como é o caso do Ensino Fundamental. Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Arrecadação do Município de Santa Luzia D Oeste, RO em 2013






ARRECADAÇÃO DO MÊS DE JANEIRO DE 2013.
R$1.158.658,10 (Hum milhão, cento e cinqüenta e oito mil, seiscentos e cinqüenta e oito reais e dez centavos).

ARRECADAÇÃO DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2013.
R$1.233.868,28 (Hum milhão, duzentos e trinta e três mil, oitocentos e sessenta e oito reais e vinte oito centavos).

ARRECADAÇÃO DO MÊS DE MARÇO DE 2013.
R$ 883.005,00 (Oitocentos e oitenta e três mil e cinco reais).

ARRECADAÇÃO DO MÊS DE ABRIL DE 2013.
R$ 987.683,86 (Novecentos e oitenta e sete mil seiscentos e oitenta e três reais e oitenta e seis centavos).

ARRECADAÇÃO DO MÊS DE MAIO DE 2013
R$1.202.291,89 C (Hum milhão, duzentos e dois mil, duzentos e noventa e um reais e oitenta e nove centavos).

ARRECADAÇÃO DO MÊS DE JUNHO DE 2013
R$ 1.696.778.90(Hum milhão, seiscentos e noventa e seis mil, setecentos e setenta e oito reais e noventa centavos).

ARRECADAÇÃO DO MÊS DE JULHO DE 2013
R$ 1.009.106,04 (Hum milhão, nove mil, cento e seis reais e quatro centavos).

ARRECADAÇÃO DO MÊS DE AGOSTO DE 2013
R$ 1.078.157,63  ( Hum milhão , setenta e oito mil , cento e cinquenta e sete reais e sessenta e três centavos). 

ARRECADAÇÃO DO MÊS DE SETEMBRO DE 2013
R$1.053.485,82  ( Hum milhão , cinquenta e três mil, quatrocentos e oitenta e cinco reais e oitenta e dois centavos).

ARRECADAÇÃO DO MÊS DE OUTUBRO DE 2013
R$ 1.036.415,74  ( Hum milhão , trinta e seis mil, quatrocentos e quinze reais e setenta e quatro centavos).

ARRECADAÇÃO DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2013
R$ 1.159.050,55( Hum Milhão, cento e cinqüenta e nove mil, cinqüenta reais e cinqüenta e cinco centavos).

ARRECADAÇÃO DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2013
R$1.454.550,88 (Hum milhão quatrocentos e cinqüenta e quatro mil, quinhentos e cinqüenta reais e oitenta e oito centavos).



quinta-feira, 3 de outubro de 2013

03/10/13 - Santa Luzia: : PROERD, CMDCA E CRAS e Conselho Tutelar realiza campanha de combate ao crack.

Uma parceria bem sucedida entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Luzia D’Oeste, PROERD da Policia Militar e o Centro de Referencia Social realizou a Campanha de Combate as Drogas especialmente o crack.
 A lei foi de criação do ex-vereador e professor Adão. A lei instituiu o dia 01 de outubro como um dia de Combate ao Crack. Todos os anos essas entidades realizam uma panfletagem no centro da cidade e distribuição de folhetos informativos sobre o tema.
 Nesse ano aconteceu nesse dia 02 (quarta feira) onde foi distribuído cerca de 600 folhetos e adesivos. Participaram do evento o comandante da Policia Militar o Sargento Augusto, o Diretor do presídio local o  Senhor Emerson Evangelista, a Secretária de Ação Social a  Senhora Elvina Antunes, o Conselho Tutelar e a Coordenadora do CMDCA a Senhora Madalena.


Fonte: www.inforondonia.com.br

Prefeitos eleitos por partido no estado De Rondônia 2024

  Prefeitos eleitos por partido no estado 52 municípios (1º Turno) 51  eleitos |  1  com 2ºT UNIÃO 16 PL 12 PSD 7 MDB 4 PP 4 PODE 3 REPU 3 A...